Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como ingressar
Início do conteúdo da página

Como ingressar

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 16h39 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 10h09 | Acessos: 35337

FORMAS DE INGRESSO NO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - CMR

Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por amparo regulamentar e por concurso público.

1. Por amparo do Regulamento dos Colégios Militares (EB 10-R-05.173):

- O ingresso por amparo, especificado no REGULAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES (EB 10-R-05.173), 2ª Edição, aprovado pela Portaria – C Ex nº 1714, de 5 de abril de 2022, destina-se aos dependentes de militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

2. Por concurso público:

a. O ingresso no Colégio Militar do Recife é realizado, anualmente, exclusivamente por meio de Concurso de Admissão ao 6º Ano do Ensino Fundamental e ao 1º Ano do Ensino Médio. O número de vagas disponibilizadas para o concurso é determinado a cada ano.

b. Para ingressar no 6º Ano do Ensino Fundamental, exige-se ter menos de 12 (doze) anos em 1º de janeiro ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro, referidos ao ano da matrícula, em que efetivamente irá estudar no CMR.

c. Para ingressar no 1º Ano do Ensino Médio, exige-se ter menos de 16 anos em 1º de janeiro ou completar 14 anos até 31 de dezembro, referidos ao ano da matrícula, em que efetivamente irá estudar no CMR.

d. O processo seletivo tem início no 2º semestre do ano anterior à matrícula, com a inscrição (pela internet) e a realização de duas provas (Matemática e Português).

e. As provas de Matemática e de Língua Portuguesa serão realizadas em uma única data. Outros detalhes a respeito das provas estarão disponíveis no Edital do Concurso de Admissão.

f. Os aprovados e classificados no exame intelectual, dentro das vagas estabelecidas, serão convocados para realizar uma revisão médica e odontológica, de acordo com a relação de exames descritos no Edital do Concurso. Os candidatos julgados aptos serão matriculados.

g. O período de adaptação do Colégio Militar do Recife, chamado de “semana zero”, ocorre na semana anterior ao início do ano letivo, e tem por objetivo integrar o novo aluno às características e peculiaridades do Colégio Militar.

Para saber mais consulte o seguinte documento:

- Regulamento dos Colégios Militares (EB 10-R-05.173). (Clique aqui)

 


 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página