Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clubes
Início do conteúdo da página

Clubes

Publicado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 08h03 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 15h27 | Acessos: 1976

ORIENTAÇÕES AOS RESPONSÁVEIS SOBRE CLUBES E GRÊMIOS 2024

Prezados responsáveis,


O CMR informa que serão disponibilizadas as atividades extraclasse para o ano letivo vigente. Todas as atividades extracurriculares serão realizadas no período do contraturno e com caráter de participação voluntária. A respeito de tais atividades, é necessário saber:

a. Para participar das atividades dos Grêmios das Armas, Banda de Música e Coral: os estudantes devem procurar o Corpo de Alunos (CA);

b. Para participar dos Clubes: os alunos devem procurar as fichas de inscrição na Biblioteca, entre os dias 19 e 23 de fevereiro - semanas 02 e 03 do Calendário escolar (Anexo A, disponível no site do CMR);

c. Para participar das Escolinhas Esportivas: os interessados devem procurar a Seção de Educação Física (SEF) e os respectivos professores das modalidades pretendidas;

d. Horário: as atividades ocorrerão no contraturno, às 14h, na modalidade presencial;

e. Almoço: por se tratarem de atividades de caráter voluntário, os responsáveis devem garantir o almoço/lanche de seus dependentes;

f. Impedimentos de participação:

01 - Para os alunos que precisam participar das aulas de reforço de Português e Matemática da Seção de Apoio Pedagógico (SAP), se o dia da aula coincidir com o mesmo dia do Clube desejado, a obrigatoriedade é a participação do aluno na aula da SAP;

02 - Ao término do 1° Trimestre, após o resultado das Avaliações de Ensino (AE), o aluno que estiver em recuperação não receberá o GIP e só participará das atividades dos Clubes, Grêmios e Escolinha Esportiva se a atividade não ocorrer no mesmo horário das aulas de recuperação ou de reforço.

g. Pontuação: a participação em Clubes, Grêmios e Escolinhas Esportivas poderá conceder até 01 ponto de Grau de Incentivo por Participação(GIP) para o Ensino Fundamental ou Bônus de até 02 pontos para o Ensino Médio, conforme a presença e engajamento do aluno nas atividades propostas. O aluno poderá participar de mais de 1 (uma) atividade extraclasse, seja Clube, Grêmio ou Escolinha Esportiva. Contudo, só receberá Grau de Incentivo por Participação - GIP (Ensino Fundamental) ou BÔNUS (Ensino Médio) somente por uma das atividades;

h. Como funciona a concessão de pontos:

"Poderá ser concedido, a título de bonificação, até 01 ponto de Grau de Incentivo à Participação (GIP) ao aluno que participar efetivamente de atividades extraclasse, tais como: banda, coral, equipes desportivas, iniciação científica, grêmios, e atividades de associações de alunos dos Estb Ens" Seção VIII, Art. 88 NAEEB 2024.

01. Para fazer jus ao GIP, o aluno do EF deverá possuir NP maior ou igual a 6,0 (seis) em todas as disciplinas, concedido, assim, a posteriori, sendo inserido na média de AP de cada trimestre.

02. Será dado até 02 pontos de BÔNUS no Ens. Médio nas A1, A4 e A7 aos alunos que participarem regularmente das atividades extraclasses que estiverem prevista no PGE/CMR. O bônus para o Ensino Médio será concedido para a área específica, conforme PGE 2024:

       - Banda de Música: Área de Linguagens e Matemática.

       - Atividades desportivas/ Orientação: Área de Linguagens.

       - Artes, Escritores, Leitura, Inglês e Coral: Área de Linguagens.

       - Astronomia e Meio Ambiente: Área de Ciências da Natureza.

       - Ciência/Tecnologia e Matemática: Matemática.

       - Relações Internacionais e Mídia: Área de Ciências Humanas.

i. Detalhamento do quadro de Clubes que serão ofertados em 2024:

Atualização 16 de fevereiro de 2024

CLUBES SEMANAIS

DIA DA SEMANA CLUBE OBJETIVO COORDENADOR LOCAL

1º ENCONTRO 

(SEMANA 4)

Terça-feira Astronomia Preparação para a OBA - Olimpíada de Astronomia 1º Sgt R1 Almeida Clube de Astronomia 27 Fev
Quarta-feira Orientação* (1ª Cia) Treinamento para competições Cap R1 Queiroz Clube de Orientação 28 Fev
Matemática (2ª e 3ª Cia) Preparação para as Olimpíadas de Matemática Maj P Júnior Averiguar com o Coordenador 28 Fev
Quinta-feira Orientação* (2ª e 3ª Cia) Treinamento para competições Cap R1 Queiroz Clube de Orientação 07 Mar
Matemática (1ª Cia) Preparação para as Olimpíadas de Matemática Maj P Júnior Averiguar com o Coordenador 07 Mar

Nota: dia 29 Fev não haverá atividade do clube, em virtude da formatura de passagem do Cmdo.

 

CLUBES QUINZENAIS

DIA DA SEMANA QUINZENA* CLUBE OBJETIVO COORDENADOR LOCAL

1º ENCONTRO 

(SEMANA 4 E 5)

Terça-feira (3 clubes)

A começar da Semana 4

Relações Internacionais Simulações da ONU Cel R1 Marcos Antonio / 1º Ten Migowski Auditório 27 Fev
A começar da Semana 5 Ciência, Tecnologia e Inovação (antigo Robótica)** Preparação para as Olimpíadas de Ciência, Tecnologia e Inovação TC Ronaldo Laboratório de Física 05 Mar
Inglês Aprimorar o uso do idioma 1º Ten Elivânia Corredor de Idiomas 05 Mar
Quarta-feira (2 clubes) A começar da Semana 4 Escritores Desenvolver escrita literária 1º Ten Joélia Biblioteca 28 Fev
Mídia Desenvolver material para as mídias do CMR Maj Sidney/ 1º Ten Esteves Biblioteca 13 Mar
Quinta-feira (3 clubes) A começar da Semana 5 e 6 Meio Ambiente Conhecer e atuar no meio ambiente de maneira salutar Maj Tavares Anfiteatro 07 Mar
Artes Visuais Realizar atividade de artes visuais SC Cássia Sala de Artes 07 Mar
Leitura Promover leitura de obras literárias 1º Ten Esteves/ 3º Sgt Vanessa Biblioteca 14 Mar

                   Notas:

                  * O aluno poderá fazer inscrição em clubes alternados, desde que não choquem a mesma semana.Verificar as datas da semana 4 e 5 do Calendário escolar - Anexo A, disponível no site do CMR.

                 ** O clube de Ciência, Tecnologia e Inovação (antigo Robótica) limita o número vagas por Cia Al, devido às instalações e/ou materiais. Após a inscrição, poderá haver uma seleção e os critérios serão                   descritos no primeiro encontro. Por fim, ressalto a importância da análise da família na escolha das atividades do aluno para não sobrecarregá-lo às tardes e, consequentemente, impedir o tempo                      livre de estudo.

Por fim, ressalto a importância da análise da família na escolha das atividades do aluno para não sobrecarregá-lo às tardes e, consequentemente, impedir o tempo livre de estudo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página